Se você está lendo esse artigo é por que de alguma forma se sente estagnado nos estudos e não consegue evoluir no violão.
Não consegue ver evolução ao longo dos dias e não tem ânimo para estudar.
Fique tranquilo, nesse artigo eu listei os 6 principais pontos para que seus estudos comecem a andar de uma vez por todas.
6 pontos simples que qualquer amante do violão consegue aplicar no seu dia a dia de estudos,
Mas que muita gente está deixando passar em branco e comprometendo todos os seus esforços e consequentemente a sua evolução. Confira.
1- Quais são suas Prioridades?
Se você parar para analisar, tudo que você conquista na vida está relacionado direta ou indiretamente ao nível de prioridade que aquela questão tem para você.
Ou seja, quanto mais no topo de suas prioridades o assunto estiver, mais força e energia você vai dedicar àquele assunto.
Claro que a posição do estudo do violão na lista de prioridades, vai mudar de pessoa para pessoa, pois tem pessoas que vão aprender a tocar violão por hobbies ou paixão apenas.
Outras pessoas vão aprender por hobbies, paixão, mas também por motivos profissionais, pois muitas vezes o violão é a fonte de sustento de vários violonistas.
O que eu preciso deixar claro aqui é que você vai se autoanalisar, fazer uma lista de prioridades, e encaixar o violão nela de acordo com suas necessidades.
Dependendo da colocação do violão nessa lista, você deve realmente aplicar a energia e a força correspondente.
2- O que você precisa ter em mãos para evoluir no violão?
De forma simples e resumida, eu diria que existem três pilares fundamentais para evoluir no violão e ter sucesso.
Um aluno esforçado:
Não precisa ser aquele aluno que estuda 8 horas por dia como ouvimos por aí, mas o aluno esforçado é aquele organizado, dedicado e focado, mesmo que seja durante 30 minutos por dia.
Um bom professor:
Um bom professor não precisa ser necessariamente excelentes performances.
Muitas vezes nos admiramos com alguém tocando e logo o relacionamos com um bom professor, mas na prática não é assim.
Existem ótimos professores que não são performances de tanta excelência quanto outros,
Contudo, sua didática, o amor em ensinar e a forma que transmite a junção desses dois fatores, o faz um excelente professor.
Um bom Método:
Dos três, pode parecer o menos importante, mas não é, na deficiência do professor ou do aluno, o método complementa, ou seja, os três formam a trinca perfeita.
3- É preciso estudar teoria para evoluir no violão?
Talvez você, assim como eu conheça alguém autodidata, que aprendeu a tocar violão ou qualquer outro instrumento sozinho.
Nesses casos, na maioria das vezes, o estudante tem a maior parte dos seus estudos voltados para a parte prática, deixando os seus conhecimentos teóricos comprometidos.
Não vou entrar na questão se isso é bom ou ruim, ou se é a forme correta para evoluir no violão.
Entretanto, posso afirmar que sem o estudo teórico seus conhecimentos ficam limitados, pois é a teoria que te auxilia na evolução e abre um universo de descobertas para você.
Se o estudante estuda somente a parte prática, ele na maioria das vezes começa bem, se empolga, mas chega a um determinado ponto que não consegue mais evoluir.
Justamente por que as próximas etapas exigiriam um conhecimento teórico, termos, simbologia e etc.
Por não conhecer tudo isso, fica paralisado ali, e na maioria das vezes, abandona os estudos e fica o resto da vida com o que aprendeu até aquele momento.
Se eu pudesse te aconselhar, claro que vou sempre orientar os estudos com o acompanhamento de um professor e um bom método.
Dessa forma, consequentemente a dosagem entre teoria e prática vai ser bem aplicada, em contrapartida, se você já toca ou estuda sozinho, não tem problema.
Comece a incluir a teoria no seu dia a dia de estudos ou até comece do zero com um método, assim você terá mais facilidade nas partes práticas podendo focar na parte teórica.
4- Gestão do Tempo e dos Estudos:
Esse sem dúvidas é um dos pontos cruciais para conseguir evoluir no violão e nos estudos, porém na maioria das vezes passa despercebido.
Um aluno que não separa em um determinado momento do dia, 20 ou 30 minutos que seja para estudar, corre grande risco de ter sua evolução retardad.
E mais, o desânimo não vai demorar em bater em sua porta.
Já a organização dos estudos deve andar junto com a organização do tempo, um complementa o outro.
Depois que você se organizou e separou um momento determinado do dia em sua rotina para estudar,
Se você já se organizou e separou um momento determinado do dia em sua rotina para estudar,
Agora é hora de você deve se organizar para programar o que vai estudar dentro desse tempo que separou.
Mais detalhes sobre essa organização nos estudos você confere no artigo “Qual a forma mais eficaz para estudar violão”. Esse material, com certeza, vai te auxiliar a evoluir no violão também.
5- Paciência e Constância para evoluir no violão:
Como em todo processo, o estudo do violão é feito de etapas, batalhas a serem vencidas dia após dia.
É natural e inevitável que em uma hora ou outra o desânimo apareça, contudo, são nessas horas que precisamos fechar os olhos e lembrar para quê e por que estamos nessa guerra.
o exercício de lembrar, e uma breve visão do lugar donde pretendemos chegar, é sempre estimulante e revigora as nossas forças.
Parecem aqueles conselhos dos pais ou dos avós, mas é a mais pura verdade, nenhum objetivo é alcançado sem paciência e constância.
6- Aplicação:
A aplicação do estudo é um assunto polêmico.
Por mais que a maioria dos professores apoiem a aplicação no tempo e na medida certa, todos esses já passaram pela faze de aprender algo novo e já quererem sair aplicando a qualquer custo.
O estudo e a aplicação passam pelas fazes de início meio e fim como tudo na vida, e por isso é inevitável que as vezes o aluno se empolgue ou se precipite na aplicação da matéria que aprendeu
Isso é completamente normal, pois sabemos que é errando que se aprende.
O que realmente precisamos fazer é dosar, ter consciência, fazer o máximo para não prejudicar a música e os companheiros de banda,
Pois sempre digo que esse é o limite da aplicação, o respeito com a música e o que ela quer passar e com os companheiros.
Conclusão:
Não existe formula mágica, mas existem métodos para acelerar o processo de evolução no estudo da música em geral, mas a maioria desses métodos parte do estudante.
Então se você quer aprender e ter uma evolução rápida no violão, não tem jeito, esse tem que estar entre suas prioridades principais.